quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Riscos do Computador

João Ferraz

Após horas ininterruptas em frente ao computador, há uma queda na produção de qualquer funcionário. Isso porque, ao trabalhar na máquina, as pessoas tendem a piscar menos ou não piscar, o que dificulta a umidificação ocular.
Desta forma, sabemos que trabalhadores que ficam muitas horas em frente ao PC, especialmente no horário noturno, têm o dobro de risco de perder a visão, além de 40% mais chances de desenvolver distúrbios que afetam o desempenho e reduzem a produtividade.
Só para se ter uma idéia da gravidade do problema, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os problemas de visão respondem atualmente pela exclusão de 43 milhões de pessoas do mercado de trabalho em todo o mundo. A maior parte começa com visão embaçada, ardência, olho seco e dificuldade de foco, podendo progredir para doenças mais graves e até mesmo a perda da visão.
Existem várias dicas:

Uma muito importante, por exemplo, é piscar voluntariamente. A cada 50 minutos em frente à máquina, parar 10 minutos para descansar os olhos, olhando ao infinito, e forçar a piscação. Também é importante cuidar da iluminação local e instalar protetores anti-reflexo nos monitores. Estender os braços na altura do ombro, colocar os polegares para cima e mudar rapidamente o foco entre as unhas dos polegares é outro exercício que pode auxiliar muito na garantia de uma visão saudável

Para quem trabalha a noite recomendações especiais:escurecer ao máximo o quarto antes de dormir, para estimular a produção de melatonina que reduz o cortisol e a adrenalina; incluir na alimentação laticínios, nozes, gergelim e tofu, que contêm triptofano, precursor da melatonina; praticar exercícios físicos diariamente, evitar alimentos ricos em cafeína, que elevam o stress, e aumentar o consumo de frutas cítricas, ricas em vitamina C.Também é importante fazer exame de vista e de sangue anualmente, já que muitas doenças só apresentam sintomas em estágios avançados,o que dificulta a completa recuperação.

Nenhum comentário: