sábado, 3 de novembro de 2007

Esquenta dicussão sobre Auto Hemoterapia

Victor Reis

A prática da Auto Hemoterapia ganhou destaque nos últimos meses devido exposição no programa Fantástico em abril deste ano. Mas ainda restam muitas dúvidas sobre ela. A maior parte delas está relacionada ao médico de 82 anos que garante a eficácia do metódo na cura de doenças até então incuráveis pelos tratamentos convencionais como o câncer e a hepatite.

A Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia divulgou comunicado contra tal prática. De acordo com nota técnica emitida pela Anvisa, "este procedimento não foi submetido a estudos clínicos de eficácia e segurança, e a sua prática poderá causar reações adversas, imediatas ou tardias, de gravidade imprevisível".

A Auto Hemoterapia consiste na retirada de 5 a 10 ml de sangue do paciente que posteriormente é aplicado nele mesmo, em um dos braços ou nas nádegas. A aplicaçaõ deve ser no músculo. Na explicação do doutor Luiz Moura, "é tudo muito simples, quando se aplica o sangue no músculo, se desencadeia uma reação imunológica a este sangue que dura aproximadamente uma semana; os agentes protetores, os macrófagos, quadriplicam sua quantidade, trazendo benefícios para o corpo". Para ele, esta prática não tem comprovaçao científica alguma, pois falta interesse da ABHH. Ele trata a si e sua família desta maneira desde 1943 e afirma nunca ter ido a um hospital ou ter precisado de remédios.

O custo baixo do tratamento atrai um número crescente de pessoas em busca de soluções para males de todos os tipos. Na Clínica do doutor Moura o movimento é constante e não pára de chegar pacientes que dizem estarem curados de doenças crônicas. Basta querer conhecer as técnicas da Auto Hemoterapia e julgar por si. É claro que se deve estar atento às recomendações da ABHH e da ANVISA, mas seria muito bom poder imaginar um tratamento sem remédios, onde a cura estivesse no nosso sangue.

Quem quiser saber mais é só procurar um dos vídeos do Dr.Moura onde ele explica detalhadamente este assunto.

Nenhum comentário: