quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mães em boa forma


Carmen Cerqueira


São nove meses de espera pelo bebê e de transformações no corpo da mulher. As futuras mães tem uma preocupação logo depois do parto: como voltar a ter uma boa forma, já que o corpo passa por várias mudanças? Hoje em dia as mulheres tem diversos recursos para voltar a forma física ideal. Exercícios durante e após a gravidez são indicados pelos médicos e garantem saúde e bem estar. A mulher deve conversar com o médico ou um preparador físico, para saber que exercícios pode praticar. Se o parto foi normal, depois de quinze dias a mulher já pode fazer caminhadas, alongamentos etc. A cesariana não permite que a mulher volte tão rápido à rotina de exercícios, é preciso esperar a cicatrização durante um ou dois meses.

A amamentação também ajuda na perda de peso, assim como as trocas de fralda e as brincadeiras com o bebê. O importante é não ficar parada durante muito tempo. Muitas mães preferem começar a malhar dentro de casa e contratam um personal trainer, mas o ideal é sair. Andar na praia, fazer alongamentos, hidroginástica, yoga, pilates, enfim, tudo é indicado para as mulheres voltarem a ter o corpo que tinham antes da gravidez. É preciso controlar a intensidade dos exercícios, o acompanhamento de um profissional ajuda a evitar problemas durante essa fase. Para a obstetra Sara Alencar fazer exercícios durante e após a gravidez é essencial para a mulher. “Muitos exercícios são indicados para voltar a forma física de antes. Se a mulher pratica um pouco todo dia, ela não vai ter problemas para emagrecer. Alongamento e yoga são ótimos para trabalhar respiração”.

Muitos casos não precisam de plástica, malhar é a melhor opção. O cuidado com a alimentação também é importante, por isso consulte um nutricionista sempre que quiser fazer alguma dieta. Todas as mulheres são diferentes e existe um exercício apropriado para cada uma. Para ficar em forma depois da gravidez é preciso força de vontade. A arquiteta Marilia Oliveira, de 27 anos dá as dicas. “Nadei durante a gravidez e fiz muitos alongamentos. Logo depois do nascimento da minha filha caminhei todo dia empurrando o carrinho pelas ruas, esse é um bom começo para emagrecer. Logo depois voltei para a natação.”

Nenhum comentário: