segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Relaxe com a acupuntura auricular

Victor Reis

A medicina chinesa acredita que o ser humano é regido por forças opostas, o yin e o yang, que devem estar sempre em harmonia. Cada um é responsável por um lado do corpo e quando a energia não flui entre os dois acontecem as doenças. Com mais de 4500 anos de existência, a acupuntura auricular visa o reestabelecimento do equilíbrio energético do corpo através de um método simples, o uso de sementes, agulhas e até ouro em diversos pontos da orelha. Existem mais de 200 pontos de acupuntura nesta região.

Na acupuntura auricular os orgãos estão intrinsecamente ligados aos sentimentos, de acordo com a teoria dos orgãos Zang Fu. Por exemplo, uma raiva descontrolada afetará o fígado, uma pessoa ansiosa sentirá fortes dores no estômago etc. Jefferson Gomes trata seus pacientes há mais de 15 anos com as técnicas chinesas e afirma que a pressão de certos pontos na orelha com sementes de mostarda acalmam e relaxam as dores no corpo, " o paciente que chega aqui reclamando de muita dor fica impressionado com a velocidade do resultado quando pressiono o ponto referente ao problema". O acupunturista brinca, " os estressados quase dormem ao fazerem o tratamento".

Além de sementes de mostarda, também são aplicados ouro e prata, dependendo da gravidade do caso. Jefferson explica que a mostarda tem o tamanho exato para esta função e que só usa o ouro quando o paciente precisa muito. As sementes devem ficar na orelha por volta de uma semana e devem sair naturalmente.

A acupuntura auricular pode ser feita também do modo mais tradicional, quando uma agulha é colocada na orelha. Neste caso, o paciente precisará de 30 minutos para relaxar no consultório e deixar a energia voltar a fluir.

Nenhum comentário: