quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Semente de linhaça: A nova aposta para uma boa saúde!


Joana Ramalho



A nova onda para ter uma alimentação saudável, é tomar semente de linhaça. Considerada como um alimento funcional, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), também pode diminuir risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.


Alguns estudos estão sendo feitos para confirmar os beneficios que o consumo da semente pode trazer. O que os estudos dizem até agora é que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, o de próstata e de pulmão, ajuda a emagrecer, entre muitos outros beneficios. “ Tenho indicado a semente de linhaça para meus pacientes com colesterol alto,a linhaça também ajuda a preinir doenças cardiovasculares, tenho visto bons resultados, mas a semente não subistitui o uso de medicamentos.” Diz o cardiologista Geraldo Ramalho

A semente moida traz mais benefícios do que ela inteira, que por ter uma casca dura, fica mais dificil de digerir. A melhor maneira de moer as sementes, é usando um processador ou liquidificador, guardar na geladeira e longe da luz, depois disso está pronto pra tomar. Duas colheres de sopa por dia são suficientes. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.

Nenhum comentário: