quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sorria, meu bem!

Joana Pereira

Não é de agora que dizem que rir é o melhor remédio. Na década de 60 o médico americano Hunter Adams, também chamado de “Patch Adams” já havia constatado o efeito do riso na recuperação de pessoas enfermas. Ainda quando estudante, já aplicava sua terapia em seus pacientes.

A terapia do riso não precisa ser encarada apenas como incentivo de cura para pessoas enfermas. Por que não aplicá-las ao dia-dia? “Situações pequenas podem tirar a paciência das pessoas, como o trânsito ou esperar o elevador em um prédio comercial, mas o importante é que elas se permitam relevar essas coisas. Há coisas pequenas que também nos proporcionam momentos divertidíssimos. Deve-se valorizar mais esses momentos”, aconselha a psicóloga Cristina Albuquerque.

O riso é um grande estimulador capaz de ativar a produção de endorfinas, que têm um efeito analgésico cem vezes maior que a mofina. Simplificando, rir melhora desde a circulação, a pressão arterial até as defesas orgânicas contra infecções e alergias, além de relaxar os vasos. Rir é melhorar a qualidade de vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite... Meu nome é junior.
Só que eu tenho dúvida na minha tenho alergia quase fic enxando pra ser remedio ser parar coceira..