quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Vacina promete imunizar contra o vírus mais temível do herpes

Thais Thimoteo
É sempre assim, quando menos se espera aparece o herpes. Eles ficam a espreita de uma vacilada do sistema imune para agredir a pele e os nervos. Mais uma boa notícia, é que em breve teremos uma vacina que irá combater o vírus mais temido do herpes: o zóster.

Este inimigo chamado de Varicela-zóster, está presente em 90% dos adultos, e seu primeiro contato com o organismo causa a catapora. Já o herpes-zóster é uma espécie de reativação do mesmo parasita, que passa a agir devido à baixa imunidade. A diferença entre este tipo de herpes e o tipo 1 , o mais simples, é que o zóster afeta com maior intensidade as terminações nervosas. Os idosos e pessoas doentes são seus principais alvos. O contágio se dá pelas vias respiratórias ou contato com lesões.

A vacina chamada ZOSTAVAX®, deve chegar no Brasil até o final deste ano, e será o primeiro imunizante contra o herpes-zóster. “Seu efeito será de manter o vírus varicela-zóster inativo dentro do corpo, ela também será indicada para pessoas com mais de 60 anos” conta a dermatologista Mônica Trindade, do Dermocentro Clínica Dermatológica. Esta técnica foi desenvolvida pelo laboratório Merck Sharp & Dohme.

Enquanto a vacina não chega, os médicos tentam suavizar os sintomas com antivirais e analgésicos. Mas para evitar que o vírus alastre e se manifeste, o principal é tentar levar uma vida menos estressante, com boas noites de sono e uma alimentação regulada, para manter suas defesas sempre “na ativa”.

Nenhum comentário: