quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pesticidas podem ajudar a desenvolver o mal de Parkinson


A revista científica, Occupational and Environmental Medicine, publicou esta semana um estudo onde os pesticidas são apontados como fatores que aumentam as chances da pessoa desenvolver o mal de Parkinson.Mais de 900 pessoas responderam a questionários sobre o tipo de alimentação e estilo de vida. E o mais impressionante foi que boa parte dessas pessoas ficaram expostas a produtos químicos como: solventes, pesticidas, ferro, cobre e manganês - durante boa parte da vida.
Ao final, os cientistas - da Universidade de Aberdeen - constataram que as pessoas que tiveram mais exposição, tem 39% de chances a mais de desenvolver a doença, do que as outras que não tiveram tanto contato com esses produtos.


Geneticamente falando

Apesar de ter sido levado em conta o histórico familiar dos voluntários, os pesticidas ainda assim podem aumentar a incidência da doença, segundo a pesquisa. "Isso não prova que os pesticidas necessariamente causem a doença, mas deixa clara a evidência da ligação entre uma coisa e outra", garante o Dr. Finlay Dick - líder dos estudos.
As evidências se tornaram notórias quando perceberam que agricultores desenvolviam a doença, que tem como principais sintomas: tremores, desequilíbrio, além da dificuldade para andar e falar.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Emagreça e previna-se de doenças consumindo cálcio


Aziz Cauan Ahmed


Pesquisadores americanos descobriram, no final dos anos 1990, a íntima relação do cálcio com a perda de peso. Na verdade o que eles pretendiam era entender melhor a atuação do mineral no combate à hipertensão. Só que verificaram nos participantes do estudo uma surpreendente redução de quilos, além da já esperada queda na pressão arterial. Depois disso muitos trabalhos vieram à tona para corroborar a tese da ação antiobesidade. Faltava apenas fugir do terreno das hipóteses e chegar a explicações mais consistentes. A investigação andou a passos largos e hoje já não há tantos mistérios sobre os mecanismos envolvidos nessa história.

"O cálcio interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura", resume o nutricionista Leonardo Marinho. Esmiuçando um pouco mais: ele bloqueia enzimas envolvidas na formação desse grupo celular. Experimentos demonstram que, na falta do nutriente, ocorre um desequilíbrio. Resultado: os adipócitos incham e o quilinhos extras aparecem.

Outra ação do cálcio contra a obesidade aparece em um estudo europeu. Pesquisadores dinamarqueses comprovaram que alimentos ricos no mineral brecam a absorção da gordura vinda das refeições. Em outras palavras, parte das moléculas engorduradas é varrida para fora do organismo na digestão, o que impede seu acúmulo.


Incluir o cálcio no cardápio também ajudaria a manter bem longe a temida síndrome metabólica, o problema, que cresce no mundo inteiro, resulta da soma de glicose elevada, pressão alta e alteração nos níveis de colesterol e triglicérides. Uma mistura explosiva que bota o coração em risco. A boa notícia é que o mineral desponta em estudos como aliado contra esse mal. Por isso garanta já a sua boa dose de cálcio.

Dicas de alimentos saudáveis e ricos em cálcio


LEITE DESNATADO, QUEIJO PRATO, QUEIJO TOFU, QUEIJO MINAS, IOGURTE, RICOTA, AVEIA, SARDINHA, FEIJÃO BRANCO, ESPINAFRE COZIDO e COUVE REFOGADA

Estado pretende erradicar vírus com vacinação

Uma campanha de vacinação contra a rubéola foi lançada no Rio desde a última segunda-feira. O vírus teve o seu maior índice de ocorrências desde 1996 e os especialistas em saúde temem que a epidemia se espalhe para os outros estados.
A rubéola é uma doença contagiosa causada pelo vírus rubéola. A transmissão ocorre por via respiratória, e freqüentemente, produz manifestações discretas. Em uma mulher grávida, pode ocorrer o parto prematuro, aborto espontâneo ou má formação do feto.
A campanha se estenderá até o dia 2 de junho e a expectativa é vacinar oitenta por cento da população entre 20 e trinta e quatro anos. A população vacinada terá a sua imunidade garantida por 15 anos.
2.100 postos de vacinação, fixos e volantes estarão disponíveis para a vacinação da população em todo o estado.
As contra-indicações para a vacinação são gravidez e alergia a ovo. Nos postos disponíveis, a população será vacinada contra sarampo também. Já foram confirmados 1.107 casos, sendo 70% homens e 30% mulheres. A explicação dos especialistas para essa diferença é que segundo eles nas últimas vacinações o foco principal foi nas mulheres. Foram vacinadas cerca de 100 pessoas no primeiro dia da campanha no Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Light ou diet?

Ana Luiza Reis



Hoje existe uma enorme variedade de produtos exclusivamente diet ou light nas prateleiras dos supermercados. Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Se você quer ingerir menos açúcar para controlar o peso, a sua opção deve ser pelo light, uma vez que os produtos diet, são aqueles que têm alguma substância retirada para poderem ser consumidos por pessoas que necessitam de dieta específica, como portatores de diabetes e hipertensos. Isso significa que um produto diet terá um elemento a menos na sua composição, que pode ser açúcar, sal, glúten, gordura, entre outros. Já a palavra light está ligada diretamente às calorias, com menor porcentagem de açúcar e gordura no alimento.

Para poder ser aprovado e lançado no mercado, um produto light deve apresentar, no mínimo 25% menos calorias do que a versão convencional. Uma excelente opção para quem quer ter uma alimentação saudável e com poucas calorias são os sucos e os iogurtes light. Além de possuírem menos calorias e diversos sabores, são ricos em vitaminas e sais minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo. O iogurte possui ainda microorganismos que ajudam a regular as funções do intestino e estimulam o sistema imunológico, aumentando a resistência do corpo. Já os sucos de frutas possuem grande concentração de vitamina C, que além de atuarem também no sistema imunológico, são ótimas fontes de potássio, ácido-fólico e beta caroteno. Preferindo os sucos e iogurtes light você torna sua alimentação mais saudável e menos calórica.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

A vilã número 1 do peito

Ana Luiza Reis

Chiado, tosse, sensação de aperto no peito e cansaço. Esses são os principais sintomas de um problema que atinge mais de 10% dos brasileiros: a asma, doença respiratória crônica. Durante o outono e o inverno, as doenças respiratórias são o principal motivo para se procurar um médico. Para saber cuidar dessa parte vital do nosso corpo, é preciso entender seu funcionamento. Além de possibilitar a fala, a principal tarefa do sistema respiratório é abastecer de oxigênio os tecidos e eliminar o gás carbônico produzido por eles. Esse aparato começa pelo nariz e pela boca, continua por outras vias e segue até os pulmões. Situado na parte inferior do cérebro, o centro respiratório controla de forma inconsciente o ritmo pulmonar. Em repouso, a freqüencia respiratória de um adulto saudável é de, aproximadamente, 12 respirações por minuto, inalando em média 500 mililitros de ar a cada respiração.


No entanto, nem sempre nossos cuidados são suficientes para manter o sistema respiratório saudável. Isso porque existem pessoas que nascem com um distúrbio inflamatório crônico nos pulmões, como é o caso de quem sofre de asma. Além disso, estamos constantemente sujeitos ao ar aspirado em locais por onde circulam vírus, bactérias, fungos, gases, poeiras e partículas que provocam alergia.
A boa notícia é que a vida do asmático pode ser normal, incluindo até a prática de esportes. Para isso, é importante seguir o tratamento prescrito por um médico especializado, utilizando os devidos remédios para prevenir as crises e aliviar os sintomas, sem esquecer de adotar os cuidados também dentro de casa, eliminando os fatores de risco como poeira, mofo e pêlos de animais.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Chorar também é um bom remédio


Aziz Cauan Ahmed


Se Rir é bom para a saúde, debulhar-se em lágrimas de vez em quando também é um ótimo calmante. Ir do marejar dos olhos ao transbordar em lágrimas faz com que nos sintamos mais leves. Algo que a ciência já tem como certo: ao chorarmos, liberamos substâncias químicas que proporcionam a sensação de alívio quase imediato. O efeito é desencadeado exclusivamente por cutucadas emocionais e não por estímulos físicos, como quando o globo ocular se irrita com aquela cebola cortada. É comprovado que as lágrimas provocadas pela emoção removem elementos acumulados nas horas de estresse.

Elas, literalmente, põem tudo para fora. Fisgado pelos sentimentos, o cérebro fabrica certos neurotransmissores. Esses compostos passam de um neurônio para outro avisando que as glândulas lacrimais precisam ser contraídas. O choro começa. E quando entornamos a primeira gotícula, entra em cena a leucina-encefalina. A partir daí, chorar funciona como uma válvula de escape que manda o excesso do hormônio embora.


Sim, as lágrimas fazem bem. Mas não dá para chorar em todo canto, a qualquer instante. O excesso, assim como reprimir o líquido, deixa na cara que as coisas não estão bem. "Chorar a perda de um parente ou por causa de um problema financeiro é justificável. Já por coisas pequenas, como perder um ônibus, não faz sentido", comenta a psicóloga Natália Martins. O choro franco é a emoção em gotas e, quando elas escorrem por qualquer razão, é sinal de que a pessoa está descompensando suas emoções. "Pôr o sentimento para fora e chorar não são a mesma coisa", lembra Natália. Quem chora pode ser passivo ou nem sequer se dar conta do motivo, enquanto que demonstrar sentimentos exige que o indivíduo entenda o que se passa consigo. "Daí, se houver um problema a ser resolvido, ele é capaz de tomar uma atitude", conta Natália.

Dormir aumenta a qualidade de vida

Ana Luiza Reis


Pesquisas acabam de confirmar que as mulheres têm duas vezes mais problemas relacionados ao sono do que os homens. Além da ansiedade típica, a mania feminina de fazer mil coisas ao mesmo tempo prejudica o sossego entre os lençóis. Uma das consequências mais chatas disso tudo, além de olheiras, mau humor e uma terrível cara de cansaço, é o aumento de peso. Dormir mal engorda! A triste afirmação foi feita pelos cientistas da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono, que apuraram que pessoas com horários de repouso irregulares ou que dormem menos de 7 horas por noite, têm tendência a apresentar índice de massa corpórea maior. O sono escasso provoca a elevação dos níveis de grelina, hormônio produzido pelo estômago, que dispara a sensação de fome.



É fundamental dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive nos fins de semana, para que o organismo se habitue à rotina. “Assim, o relógio biológico fica ajustado”, diz a psicóloga Sônia Santiago. Quanto ao número de horas dormidas, não há um consenso. Você é quem deve descobrir quanto tempo precisa para ficar bem e não sentir sono durante o dia. Em geral, quem se exercita não costuma apresentar distúrbios de sono porque mantém a ansiedade e o estresse sob controle. No entanto a Sociedade Brasileira do Sono recomenda que é bom evitar atividades pesadas pelo menos 4 horas antes de dormir, pois se exercitar causa uma enorme descarga de adrenalina no corpo e na cabeça.


Segundo o fisiologista João Pinheiro, tomar bebidas estimulantes, como café e refrigerante antes de ir para a cama é um grande erro. Por outro lado, dormir com fome faz com que o cérebro a desperte durante a noite, cobrando energia. O ideal é investir num lanche leve duas horas antes de deitar como sopa, salada ou iogurte. O acúmulo de noites mal dormidas pode comprometer de maneira irreversível sua saúde e beleza. É de madrugada que as células descansam, organizam suas funções e reparam os eventuais estragos do dia.





segunda-feira, 21 de maio de 2007

Alimente-se bem e mantenha a forma no inverno

Aziz Cauan Ahmed

Em qualquer época do ano é fundamental manter uma dieta adequada. Ainda mais no inverno, pois é comprovado que é nessa estação do ano que comemos mais e uma alimentação irregular pode ser fator determinante ao surgimento de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do peso podendo levar a obesidade.


“Sob nenhuma circunstância, comer em demasia é bom, em especial quando se trata de produtos gordurosos. É verdade que necessitamos nos alimentar um pouco mais no inverno. No entanto devemos escolher os alimentos adequados”, explica o nutricionista Leonardo Marinho. Segundo ele evitar alimentos gordurosos como feijoada, fondue, bacon e chocolates ajudam na prevenção de doença, além de manter a boa forma. “Alimente-se várias vezes durante o dia, mas sem exageros. Não concentre as refeições no café, almoço e jantar” aconselha a nutricionista.


Dicas para se alimentar bem no inverno

Sopas: legumes batidos, ao invés de creme de leite; adicionar farelo de trigo, pois além de dar mais sabor, contribui à sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.

Chocolate quente: utilize leite desnatado e achocolatado diet. O melhor é dar preferência aos chás.

Queijos: prefira os brancos e lights.

Fondue: prepare com leite desnatado e queijos magros e substitua o pão por legumes.

Carnes de porco: substitua por carnes mais magras (peixes, frango sem pele) preparados na pressão ou grelhadas.

Frutas: morangos, tangerina, laranja e maracujá são típicos do inverno. Devem consumidos constantemente já que são boas fontes de vitamina C.
Chás: ótimas opções para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Descoberta na Finlândia vacina que previne câncer no colo do útero


Foi descoberta esta semana na Finlândia, uma vacina tetravalente contra o vírus do papiloma (VPH) - que causa doenças sexualmente transmissíveis. Este vírus é responsável pelo aparecimento de infecções, e pode até ocasionar o câncer.
A vacina foi aplicada em mais de 18.000 mulheres entre 16 e 24 anos, durante três anos, em vários países da Europa. Dentre as voluntárias, as que já tiveram algum tipo de infecção, reduziram em até 49% as infecções graves.
Mas os cientistas admitem que aquelas que são “sexualmente experientes” têm o efeito da vacina reduzido, devido ao caráter crônico do VPH. Por isso, o resultado será mais positivo para as adolescentes, que ainda não iniciaram a vida sexual.
O artigo dos cientistas ainda mostra que a doença nas últimas três décadas passou a atingir mulheres com menos de 50 anos. Mais de 500 mil casos de câncer no colo do útero foram registrados, em todo o mundo. E entre as mulheres, a infecção pelo papiloma é a mais freqüente, embora muitas vezes não apresente sintomas. Por isso é mais difícil de ser detectado. Até o final de 2007 a vacina pode estar disponível no mercado.


Vacina com mesma finalidade está disponível desde o ano passado

No Brasil, em 2006 os laboratórios Merck Sharp & Dhome trouxeram uma vacina também contra o HPV, com o nome de Vacina Quadrivalente. Esta pode ser usada apenas por quem não tem a doença. O HPV pode aparecer em mais de 100 formas, mas apenas quatro são mais comuns entre as mulheres. Duas versões, a 16 e 18, correspondem a 70% do câncer no colo do útero. E os tipo 6 e 11 correspondem por 90% dos casos de verrugas genitais.

Para saber se a pessoas apresenta ou não doenças como o HPV, é necessário fazer o exame Papanicolaou, ou Papanicolau. E além de simples, consegue reduzir em até 70% chances de morte por câncer no colo do útero.