quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A diferença entre diet e light

Michelle Assis
De acordo com o nutricionista Danilo Müller, o termo diet pode ser usado nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes como carboidratos, gorduras, sódio; e também nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos, para controle de peso ou de açúcares. Nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. "Um exemplo clássico é o chocolate diet, indicado para as pessoas diabéticas pois, é isento em açúcar, mas, não para as que desejam reduzir de peso, já que possui uma maior adição de gordura o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal", afirma Danilo Müller.
A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético como carboidrato, gordura e proteína. Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio não interfere na quantidade de calorias do alimento. A quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas caloriasou calorias em relação ao alimento convencional. "Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes e não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar, poderá ser consumido pelos diabéticos", alerta o nutricionista.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dislexia: é preciso identificar o quanto antes



Carmen Cerqueira

A dislexia é uma deficiência de aprendizado e muitas crianças sofrem com isso. Elas têm dificuldade para aprender a ler, escrever, soletrar etc. As palavras se tornam difíceis, mas isso não quer dizer que os disléxicos não são capazes de aprender. Muitas crianças apresentam um grau superior de inteligência, o que existe é a dificuldade de assimilar as palavras. Segundo pesquisas realizadas, 20% de todas as crianças sofrem de dislexia.
É preciso muito cuidado para não confundir dislexia com preguiça ou falta de ânimo para estudar. Pais e professores devem identificar os sinais e sintomas. A criança disléxica fica frustrada e às vezes tem problemas de comportamento em casa ou em sala de aula. Tudo isso por causa da confusão que acontece.

Dislexia não significa falta de inteligência, existem tratamentos que curam. Muitas personalidades, profissionais e inventores são disléxicos; Thomas Edison, “o inventor dos inventores”, a autora Agatha Christie que já vendeu diversos livros são alguns exemplos.

A dislexia é hereditária, as causas são genéticas e neurobiológicas. Os tratamentos estimulam a capacidade do cérebro, a chance de corrigir as falhas nas conexões cerebrais é enorme. Os disléxicos processam as informações e mensagens em uma área diferente do cérebro. Se for tratada na criança o quanto antes, pode ser curada por completo.

Os tratamentos ajudam a reconhecer sílabas, sons, palavras e frases. Tudo exige muita atenção e cuidado. Muitas crianças inteligentes sofrem com a dislexia por isso é preciso identificar os sintomas.

Psicólogos e fonoaudiólogos são os responsáveis na hora de tratar a dislexia. “Muitas crianças tem essa deficiência para aprender. A família confunde com problemas emocionais e a escola não identifica a dislexia. Quem perde com isso é a criança. O tratamento equilibra a vida de quem é disléxico e cada caso é um caso”, diz o psicólogo Álvaro Mesquita.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pele perfeita: você pode!


Joyce Cavalcante


Se você faz parte do time das pessoas que sofrem por não conseguir manter a pele livre de pontinhos pretos e amarelos, anime-se! Na maioria dos casos, meros cuidados com a higiene e produtos adequados já são suficientes para garantir a tão sonhada carinha de pêssego.
Mas se as espinhas persistirem ou se apresentarem num grau muito avançado (grave), consulte um dermatologista. Só ele está apto a indicar remédios e tratamentos para normalizar sua pele orienta a dermatologista Lucia Mendes." A acne ocorre em quem, seja por predisposição genética ou disfunção hormonal, produz oleosidade além do normal.Nesse ambiente, as bactérias que naturalmente habitam a pele acabam se multiplicando com mais facilidade, fazendo pipocar cravos e espinhas!
Rotina de limpeza, para controlar a oleosidade da pele e o aparecimento de espinhas, siga à risca as dicas de Lúcia:
Lave o rosto de duas a três vezes por dia com um sabonete redutor de oleosidade, em barra ou gel.
Em seguida, aplique uma loção adstringente sem adição de hidratante.
Finalize com hidratante com protetor solar FPS 20 oil free (sem óleo), em gel ou que contenha no rótulo a especificação "não-comedogênico". Fuja de formulações cremosas!
Faça uma esfoliação na pele três vezes por semana.
Ao se maquiar, opte por produtos oil free. Cuidado com bases pesadas! Elas podem obstruir os poros. Evite espremer as espinhas e os cravos para não marcar a pele.

Alguns mitos e verdades:
Chocolate causa espinha -Mito. Não há evidência científica de que chocolate cause ou piore a acne.
Tomar sol melhora a acne -Verdade. O sol tem poder antiinflamatório. Mas em excesso, estimula ainda mais a produção de óleo.
Pasta de dente seca espinhas -Mito. O creme dental não seca espinha, mas resseca o local. Por ser abrasivo, irrita a pele e aumenta a inflamação
Quanto mais você lavar o rosto, melhor para a pele -Mito. Três vezes são suficientes. Mais do que isso, a pele fica seca e, para compensar, aumenta a produção sebácea.



segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fique esperto pra ter um corpo sarado no verão



Joyce Cavalcante


Com a proximidade do verão, começa agora uma luta contra nossos abusos do ano inteiro, apenas para poder mostrar um corpinho “sarado” nas praias, clubes e festas nessa que é para a grande maioria dos jovens e também adultos a melhor estação do ano para curtir.
Mas ai você se pergunta, qual ou quais seriam esses abusos e como será essa luta para conseguir um corpinho sarado?!

Bem falando a respeito do grande volume de pessoas que procuram as academias nessa época, com intuito de ficar com o corpo em forma no verão, e até porque não um corpo sarado.
Elas entram agora e querem ficar em forma até o verão, é claro que uma grande maioria que entra, já tem experiências anteriores com a prática e já fizeram alguns meses e pararam, voltam agora, param e assim vai. Mas muitos dos iniciantes (não todos claro), fogem completamente do intuito que é a musculação e acabam brincando com a sua saúde, pois essa ânsia em conseguir resultados rápidos, levam essas pessoas a fazerem o uso de drogas, ou
emagrecedores, a também aqueles que não fazem uso de drogas, mas levam seu corpo ao extremo e sem estarem preparados ainda.
O personal trainner Marcelo Rezende, falou como ele costusma treinar para ter o corpo sempre em forma. "Sempre costumo falar que fazer musculação é treinar o corpo e a mente também, e a parte mental. Eu treino quanto à paciência, pois se quiserem ver os resultados no corpo, vai ter que ter muita paciência, pois os resultados não são rápidos. Eu sei que é difícil, pois tem que ter uma vida regrada. No meu caso, nada de bebidas alcoólicas, cigarro, e quanto à dieta, 6 á 8 “pequenas” refeições diárias."
Então não se esqueçam, á pratica da musculação tem tudo a ver com boa alimentação, dieta, descanso e paciência. Se informem, leiam bastante a respeito de treinos, dietas, suplementos e tudo relacionado.

As vantagens do consumo dos sucos desintoxicantes

Michelle Assis
Fazer uma alimentação inadequada acompanhada do sedentarismo pode provocar inúmeros distúrbios no organismo, principalmente problemas gastrintestinais, que dificultam o processo digestivo.Poucas pessoas conhecem as alternativas naturais para eliminar as toxinas do corpo. É nessa hora que entram em cena os sucos desintoxicantes, feitos à base de frutas ou vegetais frescos.
De acordo com o nutrólogo Marcos Paulo Diniz, essas bebidas são excelentes fontes de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo, além de ajudar a prevenir doenças e auxiliar na recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde. "Os sucos de frutas e vegetais frescos são ricos em fibras que promovem um melhor funcionamento intestinal, o que reforça o processo de eliminação de toxinas", explica. Mas o especialista alerta "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar".
Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, o nutrólogo ressalta que não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Segundo Marcos Paulo, algumas vezes é interessante passar a metade do dia somente com sucos, porém isso deve ser feito sob supervisão médica.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

"Contém glúten" ou "Não contém glúten"?

Veimires Lavôr

Cada vez mais os rótulos e embalagens dos alimentos trazem informações importantes para o consumidor. Algumas são exigidas por lei federal, como os avisos: “Contém glúten” ou “Não contém glúten”.

O glúten é encontrado nos cereais, como trigo, centeio, aveia e cevada. Algumas pessoas têm alergia a essa proteína, e nestes casos, ele atua como um verdadeiro inimigo.

“A intolerância ao glúten geralmente se manifesta na infância, mas também pode ocorrer em qualquer idade, inclusive a adulta”, esclarece a nutricionista Carla Silveira.

Os sintomas mais comuns são dores de barriga, diarréias, vômitos, gases e retenção de líquidos, que levam a um quadro de desnutrição, perda de peso e anemia.

Segundo a Drª Carla Silveira o glúten provoca no organismo do celíaco um processo alérgico, causando atrofiamento e achatamento nas vilosidades do intestino delgado, que dificulta a absorção de nutrientes.

O diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue e uma biópsia do intestino delgado e o tratamento consiste em retirar totalmente os alimentos que contenham glúten da alimentação do indivíduo pela vida inteira.

“Não é necessário o uso de nenhum tipo de medicação e, hoje, os celíacos têm a sua disposição grande variedade de alimentos que não contém glúten no mercado”, acrescenta a nutricionista.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Os benefícios do chocolate à saúde

Michelle Assis
Um pequeno pedaço de chocolate escuro por dia melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular. O chocolate escuro, em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de um ataque cardíaco por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sangüíneos. "O sistema nervoso também sai no lucro a cada boa mordida. Os flavonóides, antioxidantes encontrados nas sementes do cacau, têm poder de aumentar o fluxo de sangue no cérebro e fazê-lo funcionar melhor", explica a nutricionista Naiana Rodriguez. Mais um motivo para as mulheres serem as principais consumidoras da guloseima, o chocolate repõe o nível de magnésio do sangue no período da TPM, o que equilibra a serotonina, o neurotransmissor que controla o humor.
"Na dúvida entre o ao leite ou o amargo? Aposte no último. Ele pode servir como escudo protetor contra os radicais livres, moléculas responsáveis pela degeneração das células. A versão ao leite contém mais gordura e menor teor de flavonóides. Além disso, o próprio leite prejudica ação desses antioxidantes. Essa substâncias auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do LDL, colesterol ruim", afirma Naiana Rodriguez.
Também vale tomar alguns cuidados para que as propriedades nutritivas do chocolate não se transformem em inimigas. Saber escolher o melhor chocolate é fundamental. "Fuja dos produtos que abusam da gordura hidrogenada para substituir o cacau confira as proporções no rótulo. E prefira consumir o chocolate logo após as refeições por se tratar de um alimento de alto índice glicêmico", alerta a nutricionista.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

INIMIGO DA BALANÇA, AMIGO DOS CABELOS


Roberta Zimmermann

O chocolate, inimigo número um de qualquer dieta, também pode ser um aliado para as mulheres. Literalmente, a paixão pelo chocolate subiu à cabeça de algumas mulheres, seja em forma de tratamento capilar, shampoo ou cremes. A escova de chocolate tem feito sucesso nos salões de beleza. O diferencial dessa nova maneira de cuidar dos cabelos é que na sua fórmula não é utilizado o temido formol, que causa alergia em algumas pessoas além de contribuir na queda de cabelos. A escova de chocolate é feita a base de queratina, proteínas de seda e matérias primas naturais, como o extrato de cacau e a cafeína. O dono do salão Dony Coiffeur, em Botafogo, Dony Moraes explica o procedimento com os clientes: “Primeiro, passamos o produto nos cabelos. Em seguida, a chapinha. Depois, os fios são lavados com água bem gelada e, para finalizar, é só secar os cabelos da forma preferida”.

Além da escova de chocolate outra forma de tratamento para o cabelo à base dessa guloseima é através do shampoo. Com aplicação diária, o shampoo de chocolate tem como principal vantagem o fato de ser hidratante e poder ser aplicado em cabelos que já passaram por tratamentos como escovas progressivas, térmicas e também de chocolate.

Outra vantagem é o delicioso cheiro de chocolate que fica nos seus cabelos após cada banho. A estudante de contabilidade da UFRJ Alessandra Alves usa o shampoo e condicionador de chocolate e recomenda: “Eu já usei vários tipos de shampoo, mas adorei o de chocolate e não troco mais. O cabelo, além de limpo e hidratado, fica com um leve aroma de chocolate, e quem não gosta desse cheirinho né”, diverte-se Alessandra.

Por fim, após a aplicação da escova e do shampoo e condicionador, o seu doce tratamento capilar termina com a aplicação de cremes para pentear e tratar. O primeiro ajuda a desembaraçar os fios, adoçando e facilitando o penteado, enquanto que o segundo restaura a maciez do cabelo em poucos minutos, e o cacau faz a sua parte dando mais brilho a cada fio: “Todas as substâncias associadas ao tioglicolato de amônia agem recuperando os estragos provocados por agentes naturais ou químicos, e ainda, alisam os fios”, ensina Dony.

Em média, um tratamento completo a base de chocolate sai por aproximadamente R$ 265,00. Você pode confiar, os resultados são muito bons e faz valer a pena cada tempo e dinheiro gastos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Meditação: em busca de uma melhor qualidade de vida


Joyce Cavalcante


Cada vez mais ouvimos falar em meditação e nos benefícios alcançados através dessa prática milenar, no entanto, poucos de nós a utilizam no dia-a-dia como aliada para melhorar a qualidade de nossa vida.Fala-se de meditação quase como algo inatingível, quando na verdade é simples e todos podemos, sem receio, praticar e nos beneficiar com os resultados.Meditar é silenciar a mente, na medida do possível, e assim obter tranqüilidade para entrar em contato com a nossa essência. A terapeuta Sabrina Soares contou como fazer contato com o nosso "eu" mais profundo. "Em qualquer conversa, para escutarmos o outro precisamos silenciar, se falarmos ao mesmo tempo não compreenderemos o que o outro quer dizer. Assim é também conosco. Para ouvir nossas vozes interiores, que é a nossa verdade, a voz que tudo sabe, também precisamos silenciar, sendo que a mente. A meditação é o caminho que nos leva a aquietar a mente e assim podermos ouvir nossa voz interna."Através da prática da meditação abrimos a porta para o autoconhecimento, o que nos permite fazer escolhas conscientes, mudar hábitos, tornar mais rico nosso relacionamento com nós mesmos e com todos a nossa volta. Não há milagre. O que acontece é que a meditação além de relaxar mente e corpo, nos traz para o momento presente, nos ensina a utilizar plenamente o poder da atenção e da concentração. Primeiro durante a prática e depois estendemos naturalmente ao nosso dia-a-dia.A entrega sem nada esperar é fundamental para se alcançar o estado meditativo. Na meditação, o fundamental é praticar e não ter pressa por resultados imediatos. A ansiedade gerada pela busca de resultados é um inconveniente à prática e ao alcance dos resultados em si.Com o tempo, os pensamentos vão perdendo a força e você se dispersará cada vez menos. Apenas alguns minutos todos os dias. Isto vai despertar você para uma vida muito mais interessante, saudável, dinâmica e harmoniosa.

Meditação: em busca de umamelhor de vida


Joyce Cavalcante


Cada vez mais ouvimos falar em meditação e nos benefícios alcançados através dessa prática milenar, no entanto, poucos de nós a utilizam no dia-a-dia como aliada para melhorar a qualidade de nossa vida.Fala-se de meditação quase como algo inatingível, quando na verdade é simples e todos podemos, sem receio, praticar e nos beneficiar com os resultados.Meditar é silenciar a mente, na medida do possível, e assim obter tranqüilidade para entrar em contato com a nossa essência. A terapeuta Sabrina Soares contou como fazer contato com o nosso "eu" mais profundo. "Em qualquer conversa, para escutarmos o outro precisamos silenciar, se falarmos ao mesmo tempo não compreenderemos o que o outro quer dizer. Assim é também conosco. Para ouvir nossas vozes interiores, que é a nossa verdade, a voz que tudo sabe, também precisamos silenciar, sendo que a mente. A meditação é o caminho que nos leva a aquietar a mente e assim podermos ouvir nossa voz interna."Através da prática da meditação abrimos a porta para o autoconhecimento, o que nos permite fazer escolhas conscientes, mudar hábitos, tornar mais rico nosso relacionamento com nós mesmos e com todos a nossa volta. Não há milagre. O que acontece é que a meditação além de relaxar mente e corpo, nos traz para o momento presente, nos ensina a utilizar plenamente o poder da atenção e da concentração. Primeiro durante a prática e depois estendemos naturalmente ao nosso dia-a-dia.A entrega sem nada esperar é fundamental para se alcançar o estado meditativo. Na meditação, o fundamental é praticar e não ter pressa por resultados imediatos. A ansiedade gerada pela busca de resultados é um inconveniente à prática e ao alcance dos resultados em si.Com o tempo, os pensamentos vão perdendo a força e você se dispersará cada vez menos. Apenas alguns minutos todos os dias. Isto vai despertar você para uma vida muito mais interessante, saudável, dinâmica e harmoniosa.

sábado, 6 de outubro de 2007

Dicas de Beleza para o Verão

Cândida Serão

Verão costuma ser sinônimo de sol e praia. Nesta época do ano, é comum que as pessoas desejem exibir um corpo bronzeado. A pele vermelhinha é tida por muitas pessoas como uma característica da aparência saudável. No entanto, os especialistas alertam que na estação mais quente do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Se certos tratamentos são ideais para serem feitos antes de setembro, há os que são perfeitos para dar uma força ao visual nos dois meses que antecedem o verão.

São os tratamentos pré-sol, que ajudam a uniformizar a pele para receber as agressões da estação de forma mais protegida. A esteticista Clara Pacheco,do Crystal Care, em Ipanema, dá a dica.“As limpezas de pele e as esfoliações fazem com que o bronzeamento seja feito por igual e os cremes hidratantes auxiliam a preparar a pele.”

A dermatologista Julia Petterson lembra ainda de dois fatores determinantes: tomar muito líquido e usar e abusar do protetor solar. “A ação dos raios solares sobre o corpo desprotegido tem conseqüências sérias e a falta da hidratação interna e externa podem destruir as camadas que compõem a pele causando queimaduras e rugas, e o câncer de pele”.

Mas outros cuidados como, controlar a alimentação, manter uma rotina saudável de exercícios e caprichar ainda mais nos cuidados com a pele são medidas imprescindíveis para quem não quer fazer feio na praia na próxima estação. Com o auxílio de tratamentos estéticos, hidratações, peelings e massagens, você fica mais feliz consigo mesma.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Bruxismo é ligado a estado emocional


Mariana Tavares

Se você é uma pessoa estressada, ansiosa e tem o costume de ranger os dentes durante o dia e à noite durante o sono, cuidado! Pode ser bruxismo. Essa doença atinge pessoas com idade entre 15 e 35 anos, mas não é regra. Geralmente, as mulheres são as mais atingidas pela doença. Lilla Bravo, estudante de Turismo sofre de bruxismo desde pequena. “No início eu achava que era alguma mania, mas meus dentes começaram a se desgastar mais do que o normal. Até então, nem achava que isso fosse uma doença”.

O bruxismo causa muitas dores de cabeça por causa da mastigação excessiva, a mandíbula tende a estalar mais do que o normal, dor nos dentes, além do desgaste destrutivo dos dentes. A cirurgiã-dentista Adriana Gomes ressalta que o bruxismo deve ser detectado o quanto antes. “O diagnóstico deve ser feito cedo para não haver grande desgaste dos dentes”.

Ela ainda disse que essa doença está diretamente ligada ao emocional do paciente. Por isso, ela aconselha as pessoas a fazerem um tratamento com um psicólogo além de ir ao dentista. “É necessário buscar ajuda psicológica para entender o porquê do stress e do nervosismo da pessoa, que fazem com que ela trinque os dentes”.

A estudante aconselha as pessoas a sempre olharem seus dentes para ver se tem algo errado. “Falo isso porque muita gente range durante o sono e não percebe, então é importante estarmos sempre atentos a isso. Quando desgasta, o sorriso fica horrível”.

Homeopatia Parte II - Alternativa barata, honesta e sem violência contra o paciente


Gabriel Schilling

O uso de alguns remédios receitados por médicos alopatas pode ser duas vezes prejudicial. Segundo o homeopata Fernando Pitanga, cada vez que se toma, por exemplo, um antibiótico, ele estará fazendo o serviço que deveria ser do corpo, que é a reação do sistema imunológico. "Se não há nenhuma reação do corpo à doença, ou se esta reação é muito fraca, é necessário criar estímulos e não substituí-los. Antibiótico, corticóide, antiinflamatório - esses remédios são tóxicos. São remédios tóxicos para coisas que bastam um pouco mais de reatividade do doente", afirma, completando com uma frase bastante alarmante: "Eu recebo no consultório, quase toda a semana, pessoas arrasadas, como a criança que recebi hoje, completamente estragada pelo uso de antibióticos".
Ao ser perguntado se a homeopatia poderia curar uma doença grave como o câncer, ele alertou que "se um câncer for curado com homeopatia, ou a aids, essas coisas não são ou serão divulgadas, porque senão caem de pau. É assim com tudo o que vai contra o sistema.” – e dá exemplos: “O cientista que fez testes sobre a memória da água foi execrado. Uma médica brasileira encerrou a linha de pesquisa que fazia nesta área porque tiraram o financiamento dela. Quem financia essas pesquisas são os laboratórios, as multinacionais, e homeopatia não interessa a eles, porque é quase de graça, não existe patente de remédio homeopático. A pesquisa homeopática é baratíssima e simplérrima".
Para o Dr. Pitanga os pesquisadores das multinacionais não têm conhecimento do assunto, e sim uma visão maniqueísta. Diz que a medicina oficial está completamente parada: "Ela Parou na fase pré-atomo. A medicina oficial fica presa nessa questão de patente. Dos medicamentos que estão aí, 90% são baseados em medicamentos de cultura popular: eles pegam um elemento que já existia, que as pessoas tomavam, se tratavam e era de graça; tiram o princípio ativo, penduram uma molécula qualquer pra dizer que é diferente, patenteiam e passam a vender para você algo que era de graça e ainda cobram royalites", acusa, e aponta a inter-relação que há com outros setores: "Fazem alimentos cada vez mais fracos. A indústria petroquímica, a indústria de agrotóxicos, a de fertilizantes químicos, a indústria farmacêutica e a de alimentos é tudo uma coisa só, uma é subsidiária da outra, uma é parte da outra. Há promiscuidade dos executivos entre si, que circulam pelas internacionais químicas e farmacêuticas." Sobre a homeopatia, Dr. Fernando não faz questão de fazer a cabeça de ninguém: "Não me interessa se a pessoa aceita ou não aceita. Esses céticos são como religiosos no mal sentido: para eles é pecado acreditar em outros métodos, é o mesmo mecanismo psicológico dos fanáticos e dos dogmáticos."

Plástica para renovar os cabelos

Mariana Ares

Para quem procura melhorar os cabelos que estão danificados quimicamente , já podem aderir à plástica capilar, uma nova técnica, criada por uma empresa japonesa, capaz de trazer vida nova para os cabelos. A dona do salão de beleza Beauty Rosa, Regina Novato resolveu aplicar a plástica capilar como uma das especialidades de seu salão.
" Ás vezes não só a hidratação e outros métodos ajudam a recuperar a proteína dos cabelos, mas com a plástica capilar há uma total renovação dessas proteínas que foram perdidas com químicas e outras agressões.”, explica Regina.
O tratamento pesa um pouco no bolso. Dependendo do salão o preço varia de cento e vinte a cento e oitenta reais, mas o valor da plástica capilar faz jus ao seu preço: O cabelo passa por diversas sessões para recuperar a saúde, é lavado até que as impurezas sejam removidas, abrindo escamas para receber os nutrientes, depois há uma sessão para a aplicação da queratina, outra para aquecer os cabelos, passando por massagens, aplicações de máscaras de argila, colágeno e nutrição.
Quem prefere não gastar dinheiro com o tratamento nos salões, também pode tentar fazer em casa, usando os principais componentes ativos que são a queratina, o condicionador Origem Macademia, kits de hidratação e queratinização e os revitalizantes, além das técnicas para aquecimento e lavagem. Todos os produtos podem ser encontrados em lojas especializadas para salões de beleza profissionais.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Cabelos lisos sem formol

Michelle Assis
A escova progressiva, método para alisar cabelos, tem sido alvo de grande polêmica devido ao uso inapropriado do formol. O risco desta substância em sua aplicação indevida será maior de acordo com a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.
“A freqüente ou prolongada exposição ao formol pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado”, alerta a dermatologista Cíntia Ferreira.
Algumas mulheres parecem não acreditar nos riscos e ainda optam pela escova progressiva para alisar os cabelos. Mas segundo o cabeleireiro Renato Garcia existem outros tipos de escova que alisam e dão brilho e maciez às madeixas “A escova orgânica tira o volume ou deixa os fios mais lisos, o alisamento leva hidróxido de cálcio e proteínas vegetais e animais. O alisamento japonês faz com que os fios fiquem esticados da raiz às pontas e usa produtos à base de amônia. Já a escova francesa controla o volume dos fios, ela é feita da mesma forma que a progressiva, mas com outras substâncias: amônia e queratina, a fórmula leva ainda silicones e extratos naturais de arnica, camomila e jaborandi”. De acordo com Renato Garcia, com todos estes tipos de escovas não tem porque arriscar a saúde para ter cabelos lisos por longo tempo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

30 minutos de malhação só para mulheres

Monique Azeredo

A vida apressada dos dias de hoje diminui o tempo que as mulheres tem de cuidar da saúde e do corpo. Para atender a necessidade desse público carente de exercício físico, academias surgem no país com uma nova proposta: o circuito de 30 minutos para mulheres. A técnica, que surgiu nos Estados Unidos na década de 90, vem conquistando muitas adeptas no Brasil, principalmente nas grandes cidades. Há menos de dois anos, já foram inauguradas mais de 20 academias especializadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Vitória.

“O processo é fácil, rápido e oferece bons resultados. A pessoa perde cerca de 300 a 400 calorias em 30 minutos de malhação”, afirma a professora de Educação Física Vivian Almeida. Segundo ela, o método funciona porque mantém a freqüência cardíaca elevada, o que faz o indivíduo perder calorias e ganhar condicionamento vascular.

O circuito é realizado com cerca de 16 aparelhos hidráulicos dispostos em círculo. As alunas seguem o programa ouvindo uma gravação que comanda a hora de trocar de estação. O tempo médio em cada aparelho são de 30 a 40 segundos. Entre um equipamento e outro, a aluna também vai passar por plataformas ou minicamas elásticas. Nelas, são feitos os exercícios aeróbicos. O ciclo todo é repetido uma ou duas vezes.


Mesmo com críticas das mulheres que não fazem parte do "clube da Luluzinha", as que participam do clube defendem o espaço. "Eu adorei a idéia de ser só para mulheres. Nas academias convencionais, há sempre um grupinho de meninas que ficam paquerando o professor e isso é péssimo. Certa vez, passei uma aula inteira fazendo exercício errado pela 'distração' do professor", conta a empresária de 57 anos Laura Schneider.

Infertilidade masculina sem preconceito

Victor Reis

Um tema nem sempre abordado de maneira apropriada, a infertilidade masculina ainda é um tabu na sociedade atual e causa arrepios aos machistas de plantão. Mas esse problema, que afeta aproximadamente 15% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, tem grande chance de ser solucionado se for diagnosticado a tempo. Muitos casais que passam por problemas para engravidar pensam que a culpa principal está na mulher, porém, a infertilidade acontece proporcionalmente em homens e mulheres. Ambos tem 50% de chance de serem infertéis, contradizendo a crença popular e o preconceito.

De acordo com o médico ginecologista Paulo Gallo, do hospital universitário Pedro Ernesto da UERJ, "para cada caso de infertilidade há um tipo de tratamento". O médico ainda informa aos casais que precisam de ajuda que " a infertilidade se dá quando um casal não consegue engravidar tendo relações sexuais normais durante um ano" e que "o primeiro passo é fazer o diagnóstico".

Já para o médico patologista Hélio Feldman, "o casal deve se submeter aos exames, principalmente o homem, fazendo o espermograma". O exame faz a contagem e verifica a qualidade do esperma produzido pelo homem. Uma das maiores causas da infertilidade masculina é a baixa qualidade ou quantidade do esperma que acontece devido a doenças nos testículos, a principal delas é a varicocele.

A varicocele é causada por dilatações das veias do testículo, dificultando a passagem do sangue e fazendo com que fique acumulado, dificultando o resfriamento testicular e prejudicando a formação dos espermatozóides.

Os homens devem perder a vergonha e se submeter aos exames, que são menos agressivos do que aqueles feitos na mulher. Se for constatado que o homem é fértil, aí sim a mulher deve ser tratada.